terça-feira, 30 de dezembro de 2014



A Bênção da Obediência

Texto Biblico Dt. 28.1-1


Introdução- Uma das grandes revelações de Deus para o homem, para que ele tenha prosperidade: é a obediência. É um princípio que Deus estabeleceu desde o início para a humanidade, em todos os níveis da vida humana. E o diabo tem trabalhado desde a sua queda para que o homem não seja obediente, porque ele é um desobediente, sabendo que a obediência leva o homem a agradar a Deus e também leva a prosperidade. O diabo tem investido para que o homem seja desobediente, sabendo que a desobediência leva o homem a derrota e a desgraça. Efésios 5.6- Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.Nos dias de hoje um dos maiores problemas dos homens é a falta de sujeição. E isso começa na família, com o sistema de educação liberal, onde os filhos não são ensinados a obedecerem.
Isso tem sido o ponto de derrota de muitos cristãos.

Muitos não querem obedecer:

 
1 - Por falta de temor a Deus.
 
2 - Por falta de humildade.
 3 - Pela falta de reconhecimento.
 
4 - Pelo orgulho do coração.
Existem três níveis de obediência para o crente.

1 - Obediência a Deus.
Não existe salvação e nem comunhão sem obediência a Deus. (Mateus 7.21)- Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.(Tiago 4.7)- Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Atos 5.32- E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. (1 Samuel 15.22)- Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Quando você vive a Palavra você está obedecendo a Deus.
2 - Obediência ao Anjo da Igreja ( Ao pastor ).

  Muitos crentes encontram uma dificuldade muito grande em obedecer ao pastor da igreja; e alegam que estão obedecendo a Deus.
(Hebreus 13.17) - Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

 

Há nas igrejas muitos crentes autônomos;
 - Vivem a vida cristã sem respeitarem e nem obedecerem ao seu pastor.
 - Não ouvem os conselhos.
 - Não atendem ao que é pedido.
 - Não se sujeitam em nada ao Pastor.
 - Porque olham e vêem o Pastor como um simples homem qualquer.
 - Mas a diferença é que ele está revestido de autoridade de Deus.
 - Não existe salvo sem Igreja; não existe membro sem corpo.
 - Não existe Igreja sem Pastor.
(Efésios 4.11)- E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Foi Jesus o Cabeça da Igreja quem deu o Pastor para Igreja, e o revestiu de autoridade para instruir a Igreja.
(2 Crônicas 20.20) - E, pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, saindo eles, pôs-se em pé Josafá e disse:Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguro prosperareis.
 - O Pastor é um profeta de Deus para a Igreja.
 - Têm pessoas que acreditam no farmacêutico, no pedreiro, no pintor, até no ímpio e menos no Pastor.
 - É uma pessoa que não tem Temor de Deus, e nem conhecimento da Palavra.

 

3 - Obediência às Autoridades Seculares.
a) Aos Pais. (Efésios 6.1-3) - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque é justo.Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa. Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.(Colossenses 3.20) - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
 

b) A obediência ao esposo. Colossenses 3.18) - Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém no Senhor. (1 Pedro 3.1)- Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra.
c) Obediência as autoridades. (Romanos 13.1,2) - Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
(1 Pedro 2.13) - Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior. Quer aos governadores,como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem. (Tito 3.1) - Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam e estejam preparados para toda boa obra.

Conclusão: O que leva o crente a obedecer é o temor do Senhor; quem não tem o temor do Senhor, tem uma dificuldade muito grande em obedecer. (Efésios 5.21) - Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
 - A pessoa não consegue se sujeitar se não houver temor.
 - A pergunta que faço é: Até que ponto você é obediente?
 - Em qual nível você tem sido desobediente?
 

As bênçãos de Deus em nossas vidas estão relacionadas para nossas vidas.
                                    

 Boleti informativo do Campo 
Missionário na Bahia na Cidade 
de Mansidão.
Pr. Rocelio Barros.
_________________________

                                          A nova Lições Biblicas do 1 Trimestre de 2015, para
                                    Valores divinos para uma sociedade  em constante mudanças


 
                                                         Pr.Rocelio Barros Bezerra

  LIDERANÇA CONSCIENTE Este treinamento baseia-se no modelo de liderança de dentro para fora, e como expressar qualidades naturais da mente,...